Publicado originalmente no portal Rota Jurídica (clique aqui)
A advogada Maria Luiza Póvoa Cruz, presidente da Comissão Nacional da Pessoa Idosa do Ibdfam, será uma das palestrantes do V Congresso do Ibdfam Centro-Oeste, que tem início na noite desta quinta-feira (7) e prossegue até amanhã (8), no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás.
Na sexta-feira, às 10h40, a advogada integra o Painel 2 com o tema “A transdisciplinaridade e as redes de proteção e de violência”. Maria Luiza falará sobre os desafios da proteção integral à pessoa idosa, Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Suplementar.
A advogada abordará os caminhos possíveis para assegurar uma rede de cuidados efetiva e humanizada à população idosa. A partir do crescimento acelerado da longevidade no Brasil, ela contextualizará os desafios atuais enfrentados por essa parcela da população.
A advogada defende a urgência de uma atuação transdisciplinar e intersetorial nas políticas públicas, o papel do SUS como base da atenção à saúde da pessoa idosa e a necessidade de responsabilização das operadoras de planos de saúde privados, diante da nova configuração etária do país.
O Congresso, que nesta edição aborda o tema “Famílias na era digital: proteção dos direitos individuais e patrimoniais”, é promovido pelo Ibdfam Centro-Oeste e reúne juristas de diversos estados para debater os novos paradigmas e desafios do Direito das Famílias e Sucessões.